07 abril 2009

Areia nas mãos

Being bald is a way of life! xD

Por que, diabos, sempre quando queremos muito alguma coisa, simplesmente ela nos foge da mão como areia?

Eu estava contando os dias, os minutos, os segundos para fazer o exame. Tomei minha vitamina, tentei dormir cedo. Mas a ansiedade para que minhas plaquetas estivessem altas e eu pudesse ter a certeza de que faria quimio amanhã e ter uma folga de 2 semanas posteriormente, se esvaiu. Acabei fritando na cama por mais de 3 horas. Tentava pensar em outra coisa, me concentrar no som do ar condicionado. Comecei a fazer planos para quando eu receber alta, para quando chegar agosto e minha rotina recomeçar... O dia amanheceu e eu não tinha pregado o olho.
Minha mãe me deixou dormir mais, ela viu que indo naquele estado, as plaquetas, com toda a certeza, estariam baixas. Acabei indo só 10h da manhã.
O resultado saiu umas 20h, e para minha grande decepção os neutrófilos estão em quantidade ainda inferior ao do último exame. =T
Mas por quê??
Droga!

Basicamente, não sinto nada. A verdade é que acabei me habituando às tonturas e perca de sentidos que vivo sentindo toda vez que levanto bruscamente. As famosas vertigens já eram velhas companheiras muito antes de eu descobrir que tinha um tumor no ovário (talvez um princípio de labirintite o.O). Mas agora elas se tornaram mais demoradas e repentinas.
Não comentei aqui do último desmaio que tive no dia 24 de março, última consulta que fiz. Lá no hospital estava muito lotado, e não havia mais lugares disponíveis para sentar. O calor de 13h estava truando e eu, com aquela boina preta, não estava suportando mais. Uma senhora conversava comigo e contava dos sintomas pelos quais passou em suas sessões de quimio.
Eu quase não conseguia prestar atenção (a sorte é que minha mami tava lá e deu atenção a ela... =X), fiquei encostada na parede e pensando: "Caramba... Como eu vou aguentar isso quando estiver nos ônibus da vida, voltando da Cultura, meio dia?".
De repente, a voz da senhora à minha frente foi ficando longe, toda as conversas ao meu redor emudeceram. Minha visão ficou embaçada e começou a escurecer gradativamente. Eu só tive tempo de buscar o apoio de minha madre e proferir uma frase embolada "Acho que vou desm..."
Minha mãe é forte e conseguiu me segurar. Minhas pernas ficaram moles e o funcionário que estava próximo correu em meu socorro.
Felizmente, ele me cedeu a cadeira e eu pude ser abanada pela mamis e recobrei os sentidos.
Depois disso, tirei a boina em público pela primeira vez. Minha cabeça estava molhada, o calor que eu sentia era tão absurdo que parecia arder (de fato, arde mesmo, em especial na nuca). Não senti nenhuma vergonha pelo fato de as pessoas me verem careca, eu só evitava isso por recomendações maternas, mas agora ela não me exige mais isso, ela compreende que qualquer coisa que eu puder fazer para sofrer menos com o calor é algo válido.
Sentia muita sede, por isso sempre ando com uma garrafinha de água mineral gelada. A água do gelágua do ICC tem um gosto esquisito, se eu tomar, eu vomito. =X (Até rimou! ¬¬')

Outra coisa que reparei quanto a esse calor é que qualquer mínimo esforço o causa. Até mesmo pensar!
=O
Sério, eu tava lendo a Superinteressante e tentando entender um gráfico numa página junto com a Swu. Era algo simples, mas mesmo assim o calor que meio veio foi súbito.
Agora há pouco aconteceu de novo!
Eu tava apenas postando fotos no orkut e comentando em álbuns de amigos. Resolvi que iria atualizar o blog, comecei a digitar, pensar no conteúdo (afinal, tenho tanta coisa pra compartilhar que preciso selecionar o mais importante) e, Poft!, o calor veio intenso, precisei - além do ar condicionado - posicionar o ventilador em minha direção na velocidade 3. Dá pra acreditar nisso??
Sinceramente, eu espero que até agosto isso tenha mudado. Tenho esperança até o último instante, porque não sei o que fazer MESMO quando as ondas de calor vêm matando. E se eu não tomo nenhuma atitude (molhar o rosto e a nuca, por exemplo), o que me acontece é simples: desmaio.
E aí? Vou ter que andar com um segurança 24h do meu dia? Na faculdade, se a galera achar que o frio está demais e quiserem desligar o ar, o que eu poderei fazer? Obrigar todos a continuarem tremendo de frio e\ou levarem jaquetas?
Sei que alguns seriam bem capazes de suportar a temperatura baixa por mim, mas algumas criaturas eu prefiro não comentar =X.
Francamente minha vida não será mais a mesma, há opiniões divergentes quanto ao uso de hormônios:
"Para pessoas que tiveram tumores do tipo hormonais como você, Mara, tomar hormônio seria algo quase nocivo, que certamente ocasionaria no surgimento de outra célula maligna." - Opinião da Mag, que andou pesquisando e obteve essa informação com uma fonte segura.

o.O
E aí, eu faço o quê?
"Aguenta o calor, ué!"

Fácil falar, mas pra quem sente, mesmo que esteja no maior deserto do mundo, sob um sol escaldante, acho que não dá pra comparar. E o pior, eu fico com um péssimo humor quando me acontecem essas crises. Não se ofendam caso eu seja meio agressiva... =X

Bom, ainda tenho esperanças de ouvir de uma ginecologista especializada em assuntos semelhantes ao meu que nem tudo está perdido. Farei esse tipo de consulta assim que o doutor me liberar (ele é oncologista, portanto não pode afirmar nada sobre o meu caso com propriedade).
Outro dia mesmo ele falou que eu podia tomar hormônio se eu quisesse, para diminuir o calor ("é, ouvi dizer que esses calores são os piores do mundo..."), no entanto, em outra consulta, eu perguntei a mesma coisa e ele titubeou, disse que não sabia, que eu deveria colher a opinião com um especialista.

Quando lembro que estou com várias manchas nas costas, na barriga, no ombro e no braço por conta do 'esquecimento' dele de avisar que qualquer arranhão ficaria marcado, simplesmente perco a vontade de indagar.
Agora eu pareço que fui surrada por um lobisomem, estou cheia de marcas de garras. ¬¬
Quando eu usar uma blusa de alça, vão vir perguntar se andei apanhando, já com o telefone da Delegacia de Mulheres em mãos.
(Felipe, não se preocupe, o Ronda não precisa ser acionado.. hehe ;).

Tenho que levar tudo no bom humor, se não for assim não vou conseguir viver, pois no momento, que já vai fazer 6 meses que não saio de casa, minha realidade se resume a um quarto, uma cama e um notebook.
(Ah, claro, nas semanas brabas, esqueci de citar, minha realidade também se estende ao fundo de um balde, que fico olhando enquanto despejo todo o conteúdo da última refeição - que poético!).

xD

Não irei me estender mais.

Fiquem bem e até breve.

10 comentários:

anjo_aprendiz disse...

Nossa linda realmente muita coisa aconteceu nesses ultimos momentos...
Mas realmente não se deve desanimar pois se não encararmos esses problemas quem vai encarar?
Já esse problema do calor eu não quis comentar a principio, mas, desde da primeira vez que voce citou esse problema, eu ando meio preocupado, porque realmente como voce disse o fato de voce quando voltar a sua rotina vai ter que enfrentar onibus que o calor é insuportavel, realmente espero que quando for fazer os exames para ver a questão da reposição hormonal que tenha solução para isso, pois realmente espero que isso tenha solução.
Bem linda já sobre o seu humor bem melhor avisar sobre isso para os desavisados, pois alguem que não saiba, pode acabar se ofendendo.
Bem minha linda então tenha calma, fé, e compreensão! Pois tudo acontece por algum motivo.
Beijo do seu amigo que te ama muito e espero te ver o mais breve possivel.
E detalhe continua linda como sempre!

anjo_aprendiz disse...

Esqueci de dizer que acredita que sonhei com voce está noite?
Estava caminhando por um lugar derrepente a gente se encontra ao acaso e se cumprimenta, dá um abraço e tudo, mas só lembro dessa parte...
Estranho né?
Beijo minha linda!

Diêgo Almeida disse...

Mara... vejo que passou por mais um perrengue! Ei, não esqueci que vai dá tudo certo, hien! Tô com saudade!

Felipe Araujo disse...

Escrever aqui so coisas boas... pq eu tenho certeza que estes momentos chatos pelo quais vc esta passando são apenas provações finais. Acredito que a alegria ja esta bem proxima. a primavera ja chega e este calor que vc esta sentindo vamos crer que é so agora. quando vc ficar melhor, vc vai ficar melhor em tudo e o frio que tanto desejas sera bem vindo.
Ah... se vc quiser posso ser seu segurança 24h, mas isso sera uma questao de escolha pessoal sua, mas me coloco a disposição. Mara, vc esta linda viu? vc é linda de todo jeito e eu conto os minutos para te ver. Sabe o que é saudade? saudade é tudo que sinto de vc. pois fica a seu criterio viu? sobre eu ser seu segurança... olha que eu te protejo e cuido com todo carinho de vc. Sobre o desmaio que vc teve, realmente foi algo que me preocupou bastante, mas esperar em Deus que vc nao volte a mais ter nenhum.
A esperança é a ultima que morre, nunca perda as Esperanças meu anjo. nunca... eu nao permito isso viu? estas manchas que vc tem na pele, com o tempo elas somem viu? (Espero que o ronda nunca seja acionado mesmo)... Um bj carinhoso de quem muito te gosta...
Felipe Araujo

sam disse...

poxa, me dá um aperto... tão ruim... tão ruim =\
já te disse como essa tua força me surpreende
e é nisso que a gente tem que se apegar nesses momentos, já tá mais perto do que longe, né?
teu organismo agora tá mais estressado por causa da continuidade do tratamento, mas é normal, tenta pensar que tá pertinho e não só nas coisas ruins, e vc ainda vai lembrar disso como uma fase que parecia interminável, mas passou, e ficou a força, a experiência, as pessoas que vc conheceu, o amor e admiração por vc que com certeza se multiplicaram... vc é uma menina linda, que me sensibiliza bastante, eu gosto tanto que queria dividir teu fardo todo cmg (e a metade maior ia ficar pra mim hehe)...
em todos os momentos vc vai ter o meu carinho (até quando vc estiver irratada), e eu tbm mal vejo a hora de isso tudo passar
em breve, estaremos comemorando juntas com o nosso grupinho seleto =]

e, depois que acabar a quimio, com certeza vc vai encontrar médicos competentes que irão lhe mostrar as alternativas pra contornar esses problemas, don't worry much about it now.


EVERY SINGLE DAY, eu penso em ti, torcendo sempre sempre sempre pra essa fase passar logo; está mais perto do que longe. =)

se cuida, tá?
te amo bem muitão. (F)

Anônimo disse...

"E aí, eu faço o quê?
"Aguenta o calor, ué!""
as minhas frutinhas- as laranjas lembra?- serão uteiss.... \o/ e leva aqueles lencinhos umedecinhos, geralmente sao molhadinhos e alem do mais cherossinhoss.... =D


Qualquer minimo esforço o causa?? ain ceuss.... "/
lhe darei varias frutinhas q lhe daram a chance de ter ventinhos...varias...
eu espero q o calor seja algo que vc consiga controlar, espero mesmo.
nda de desmaios...pode se machucar, medo do perigo..."/
mas de fato, ficarei penando...e deve esperar a opinição do especialista, por mais q eh algo a se pensr qdo voltar a rotina....


medo de vc agressiva...><
mas qdo for bruta, viro para vc e falo: "Vai Mara... Vc eu deixo ser bruta!!" vc pode ta?! =D


putz ele "esqueceu" de flar algo que era bem importante heein!!! menina cheia de marcar de garras, que negocio selvagem eh esse q vc ta fazendo?! huuummm.....olhe olhe....

hauhauhauhauhauhauauhauhauhauaha

ta so para descontrair... =p


ta com umas rimas e umas poesias....minha nossa... ¬¬''

seis meses?? só? parece mais... urf!!!







"Basicamente, não sinto nada."

depois desse paragrafo e de tudo que li...qria te dar um abraço e te dar um conforto ou fazer um carinho q pudesse suprir toda a tua dor e te dar uma sensação de alivio, de paz, sabe?? q te deixasse bem, qria te prender nos meus braços e fazer brotar um sorriso nos teus labios, um sorriso de que estava confortavel, de dar confiança q vc podia fechar os olhos e respirar e saber que mesmo q respirasse fundo nda ia doer ou nenhum calor iria incomodar, que sentisse que poderiamos rodar ou balançar um pouco fingindo que estavamos ouvindo musica sem que qdo vc abrisse os olhos fosse ficar enjoada ou iria sentir qualquer tipo de vertigens, que iria perder os sentidos pq estava tão bem e tao leve que deixaria se levar pelo momento e ficaria ali nos meus braços em paz, nos braços de uma amiga que te ama, com um sorriso nos labios e com o corpo bem! qria poder te dar essa sensação...

eh muito ruim me sentir uma inválida vendo vc sofrer assim... força baby, força... irá passar, oks?!

Amo vc.


Beijokas!!

Sara!!!

Anônimo disse...

Er..er.. desculpa pelo comentario tão grande.. ><

espero q vc n ache tão ruim.... ps: espero resposta....

Saudades...

beijokas minha idala!aauhauha

Sara!!!

Renato Ponte disse...

Maraa..eu queria muito com toda minha forçaa te passar tudo que eu tenho pra vc superar essas dores do tratamento,te jurooo...mas eu sei que isso é necessário e vai ser p um bem maior,sei lá! vou te emprestar um cachorrinho que eu tenho aqui,não sei se vc pode receber ele e também,parece meio gay de minha parte kkk,mas eu gostava dele antigamente,ele parece ser alegre apesar de inanimado,sim eu sou doido,pode falar...mas eu sou doido por ti também e essa é minha melhor e maior loucura!
Quanto mais vejo tuas fotos mais eu vejo que vc é meu xuxu de goiaba que eu amooo,e pense sempre em coisas boas!
em falar em náuseas eu vou te mandar uma piada pra vc lembrar quando tiver assim..mas eu mando por depo Ok
te amoooooooooooooooooooooo muito muito muito!

renato disse...

Vixeee saraa é uma Poeta viu?"e fazer brotar um sorriso nos teus labios, um sorriso de que estava confortavel,"
Só podia ser minha outra xuxuaa do coraçãooo..sara meu amor ,pra escerver coisa linda assim!

Ivu disse...

"desejo-te coragem, mesmo que eu mesmo não tenha muita para te dar."

auto-citação idiossincrática. tsc. :)
como o tempo passa e as coisas mudam, né?
espero que não seja definitivo este "cisma".
até um dia, espero. :)

tsc