25 janeiro 2010

A Saga... Parte 2/2 e Conflitos com o espelho

Olá pessoas! Voltei para continuar a história e também para relatar outros acontecimentos que se deram nesses 20 dias, desde que fiz a última postagem.

Como eu havia dito, a música foi minha válvula de escape enquanto estive internada, mas por pouco tempo, pois na segunda-feira (dia seguinte) voltei pra casa. A essa altura, meu corpo já estava muito fraco, eu não conseguia me alimentar direito e estava muito enjoada de água. Passei o dia inteiro deitada, sem ânimo e sem disposição para fazer qualquer coisa. Os vômitos eram constantes, eu tomei muitos remédios para tentar amenizar a crise, mas nada resolvia. E todos os dias eu ia ao ICC para tomar as injeções de granulokine, sempre fazendo um esforço hercúleo para me manter em pé. Por vezes quase desmaiei nos braços da minha mãe, de tanta fraqueza nas pernas. 

Lá pro fim da semana, parecia que eu tinha me livrado da crise de vômitos mas, mesmo assim, continuava com a salivação exagerada e sentia meu estômago sensível. Não comia muito bem e ainda não conseguia beber água. Todo tempo eu carregava comigo um limão, para cheirar quando me sentisse nauseada (geralmente resolvia). Foi então que aconteceu algo nada recomendado: peguei uma gripe!

Meu pai tinha ficado doente, mas ele nem chegava perto de mim. Depois foi meu irmão quem adoeceu,  e aí, mesmo com todos os cuidados, acabei sendo contaminada. O vírus fez a festa, afinal, meu organismo estava praticamente sem defesas. Uma gripe básica, que deveria durar uns 3 dias, me derrubou de tal maneira que demorei mais de duas semanas para me recuperar. Quase uma pneumonia. Eu tossia tanto! Minha cicatriz doía pra caramba com o impacto da tosse. Vivia saindo sangue do meu nariz quando eu assoava, meu pulmão ficou muito cheio, precisei tomar muito xarope, mel e injeção de eucalipto para ajudar no processo de recuperação. 

Natal e Réveillon passei em casa, vendo filmes. 

Em janeiro já estava curada da gripe e havia voltado a me alimentar normalmente. Aproveitando a boa fase, finalmente saí de casa. Fui ao cinema dia 06-01 assistir AVATAR, juntamente com meus irmãos. Foi incrível. Lá no Via Sul (claro, tinha que ver o filme em 3D!) encontrei meus amigos, foi bem divertido, apesar dos olhares de piedade que senti de alguns transeuntes. Mas não me incomodei tanto, afinal, é mesmo incomum ver pacientes com câncer andando por aí, o povo se comove.

Mas os bons momentos duraram pouco, pois já no dia 11 tive que me internar no ICC de novo. Teve início o 3º ciclo no qual, graças aos meus pedidos, não precisei ficar internada todos os dias, apenas os dois primeiros. 

Não foi um ciclo tão difícil no começo, mas depois ficou complicado. Dessa vez perdi 4 kg (apesar de que nem notei, foi a balança que denunciou mesmo). Achei que ia colocar meus órgãos pra fora, de tanto que vomitei. Bati recorde de idas à intercorrência, sempre tomando mais e mais remédios para aliviar os vômitos, mas nada resolvia. Presenciei meu pai quase chorando por minha causa, porque eu não queria tentar comer. Foi difícil ver aquilo, realmente não tinha vontade de ingerir nada, pois sabia que ia expelir... Mas pelo meu pai, ainda consegui ter forças e bebi meio copo de água de côco, e isso já o deixou mais aliviado. Tive que andar de cadeira de rodas, pois não conseguia ficar em pé por mais de 15 segundos. Muitos pacientes não ultrapassam o terceiro ciclo e, no entanto, eu ainda estou aqui, relatando essa experiência pra vocês. =)

Tenho muitas tonturas, desorientação, zumbidos no ouvido, lapsos de memória. Meu corpo parece um trem desgovernado, sempre apresentando reações inesperadas. De um dia para o outro surgiram em meu rosto mais de 8 espinhas. Sem contar as outras tantas em outras partes do corpo. Minha pele tá cheia de pequenas manchas escuras, principalmente na cabeça. Minha sobrancelha também é quase inexistente. 


Ao olhar no espelho, procuro traços da antiga Maraysa. Não encontro. Apesar da perda dos 4 kg, tenho outros 6 kg a mais, que deixaram minha silhueta mais redonda do que o usual. Faço expressões, caretas, tentando relembrar velhas poses. Não me reconheço mais. A falta dos cílios parece insignificante, mas ela faz uma diferença visível. Não é a falta da beleza, é a falta da personalidade. Sou uma completa estranha.

Mas não me venham com consolos, eu sei que isso vai passar. Certas coisas não serão mais como antes. Infelizmente não há nada que possa ser feito. Outras, no entanto, só dependem do tempo e de mim para que se transformem. Eu vou correr atrás, vou me esforçar. Não vai ser fácil, mas nada na minha vida tem sido fácil ultimamente, então eu sei que será apenas mais um desafio. 

Eu vou recuperar minha autoestima, eu sei que vou. 

Mas não pensem que voltarei a ser aquela Maraysa que um dia conheceram. Virá uma versão muito melhor, aguardem. ;)

E antes que apareçam nos comentários as típicas perguntas "E agora que acabou o 3º ciclo, o que vai acontecer?", peço que esperem a próxima postagem, tenho muito a lhes contar. Ok?

Grande abraço a todos!

9 comentários:

Elson disse...

Realmente não esta sendo fácil esses tempos para voce, pois nesses tempos voce tem tido sofrimentos tanto psicológicos como físicos, não é qualquer pessoa que passa por isso, e fala que quando melhorar sera uma pessoa melhor, voce já enchergar que com a experiência que esta passando sera uma mulher melhor do que já era antes, já que na minha opinião voce já é tudo de bom! E voce vai ver que vai voltar ainda mais linda que antes quando tive se livrado disso, os homens já te perturbavam antes desse ocorrido, agora depois quando estiver 100% ai que vão te perturbar mesmo! XD
Fica com Deus minha amiga e espero ansiosamente por noticias suas aqui no seu blog.
Espero ver voce minha amiga, pois na pouca convivência que tivemos, espero ter mais sua companhia amiga no qual estimo muito,

Mônica disse...

Lindaaaaaa ...

mto bom falar c vc hj e saber que está bem.

A autoestima, a beleza e todo o resto, n tenha dúvida de que voltará ainda melhor.

Beijos.

saMara disse...

Que bom que tu postou mlrrr.. tava sempre vindo aqui pra ter noticias suas..
continuo acompanhando. :)
& continua postando mlr.. bom saber que sua nova versao vem ainda melhor.
:D

beeeeijo ;*

Anônimo disse...

maraysa, querida. Deus seja contigo. mesmo longe, em orações para que você melhore. gostaria de um dia te visitar. levar alguns de meus amigos, um violão, uma bíblia e compartilhar contigo palavras de esperança. não sei se isso é possível. enfim... de qualquer forma, saiba que não me esqueço de ti. não apenas por causa das dificuldades que você passa agora, mas simplesmente pelo fato de ser você quem é: alguém que sempre me faz crescer. abraços... get_semane@hotmail.com

Aline Moura disse...

Mara, vc não sabe como estou feliz de ver suas novas postagens!!! Eu sempre entrava no seu blog para ver se tinha algo de novo e nada. Nos últimos tempos não lembrei de dar aquela olhadinha. Quando para minha surpresa, resolvo entrar no seu blog para te seguir (agora estou começando a entender dessas coisas) e aí vejo novas postagens desde dezembro. Que bom estou muito feliz mesmo. Espero que não tenha esquecido de mim... Bjsss

Romenum disse...

Mara, Mara, Mara... eu sempre passando um século pra pousar aqui, né?! mas nem venho me defender não! tenho sido um péssimo amigo mesmo. ¬¬

bom, muito chato e doloroso ler tudo isso, não vou mentir, mas ainda consigo enviar forças daqui! ^^

Sinto falta de poder te ver outra vez, sabe?! mesmo ausente pra caral**, só de pensar em ti, já me vem tanta coisa à cabeça, cara! recordo de todo o carinho especial que sinto por ti, tudo o que já pude experienciar contigo, etc... rs

Enfim... saudades. =T
bjão, menina. te adoro demais!

.ela disse...

Oi, Mara.

A sua maturidade e otimismo me deram um sacode.
Te achei por acaso, exitei em comentar, mas não aguentei. Voce merece aplausos. (Tente ouvir os meus daí)

Um beijo,

Alessandra.

GG_HEY disse...

Mara!
Meu Deus, faz muito tempo que não sei nada de você!
De repente, um dia depois que meu pc tinha voltado do conserto, fui te procurar no orkut e não tava lá!
Poxa perdi o contato com a Mara... Não lembrava do endereço do teu blog...
aew um dia desses, encontrei co a Ana Patricia e ela me lembrou do seu blog e me atualizou um pouco.
Saiba que em nenhum momento me esqueci de você, querida!
Sempre tenho você e várias outras pessoas que amo em minhas preces!
Quero te visitar de verdade, mas como já disse outras vezes meu calendário tá difícil...

Agora não esqueço mais esse endereço!
Bjaumzaum!
Te adoro muito!

Germana

Bruno disse...

In my meditations. Always.

=***