03 maio 2010

Espiritismo, leituras e figuras

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir continuamente. Esta é a Lei."
Allan Kardec



Essa é a filosofia da Doutrina Espírita. 


Mais do que em qualquer outro momento da minha vida, essa citação tem-se feito presente em meu modo de pensar e agir.
Muito além de simples palavras que representam a síntese do Espiritismo, elas possuem todo um sentido complexo, compactado em poucos caracteres.

Há muitos anos sou espírita, mas descobri recentemente que, na verdade, eu só dizia ser. Muitas dúvidas me rodeavam, e eu não ia atrás das respostas. Acabava tão ocupada com os estudos que negligenciava o conhecimento da doutrina.

Agora que tenho tempo, todos os dias tenho me dedicado às leituras da codificação*, portanto, finalmente, encontrei uma ocupação que tem futuro. 

Para quem não conhece muito sobre o Espiritismo, e tem interesse, devo explicar que não se trata de uma religião. Não possui um sacerdote (padre, pastor etc), nem um templo, tampouco vestes ou rituais. Não o confunda com a Umbanda, o Candomblé, ou qualquer outro tipo de rito religioso. Muitas vezes, para diferenciar, as pessoas falam que se trata de "Mesa branca", já que muitas reuniões são feitas ao redor de uma mesa com uma toalha branca. Porém, isso é apenas um hábito. Afinal, não há necessidade de que a toalha seja branca, aliás, nem sequer uma toalha é preciso. 

Infelizmente, por ignorância, muitos possuem um conceito errôneo acerca desta doutrina. Certa vez, no ICC, minha mãe estava com um livro espírita e uma senhora evangélica conversava com ela distraidamente. Daí, ela quis ver que livro minha mãe tinha nas mãos e, ao perceber que se tratava de uma obra psicografada, mudou o tom com minha mãe e se afastou. Hoje em dia, é notável que prefere manter uma certa distância.

Não sei se é adequado falar sobre isso aqui, penso que talvez seria interessante criar um blog só para esse tema, estou amadurecendo a ideia.

Só pra esclarecer, não estou generalizando que os evangélicos são preconceituosos. Aliás, possuo amigos que seguem essa religião e não encontro problemas, pois eles sabem respeitar. Não importa que seita a pessoa segue, em qualquer âmbito da sociedade encontraremos tipos assim, que ignoram o conhecimento e aceitam facilmente tudo que ouvem. E com a era da internet, é inimaginável que alguém prefira se manter passivo diante de tantas informações que estão ao alcance das mãos. Mas não estou aqui pra julgar, só quis mesmo compartilhar com vocês esse fato lamentável.
_______

Nesta semana, creio eu, chegarão os resultados da minha última tomografia. Em breve obterei uma resposta, e tão logo eu me consulte novamente e saiba qual será o próximo passo, trato de comunicar a vocês.

Na minha última consulta, meu oncologista disse que era provável que eu fizesse um novo tipo de quimio, denominado I.C.E.
Já andei pesquisando as drogas desse tratamento, e algumas são as mesmas que tomei no último protocolo. Pelo que ele adiantou, a priori, eu faria dois ciclos, de 5 dias seguidos cada um. 
Depois ele confessou que gostaria de tentar o transplante de medula novamente. 

Por ora, não vou manifestar minha reação quanto a isso. 

Vou aguardar o rumo das coisas antes de qualquer opinião.

Está nas mãos de Deus. Como, aliás, sempre esteve.

Bjinhos, queridos!

=)
_______

*A Codificação é composta por 5 livros, são eles:
~O Livros dos Espíritos
~O Livro dos Médiuns
~O Evangelho segundo o Espiritismo
~A Gênese
~O Céu e o Inferno

6 comentários:

Elson disse...

Oi Mara!
Hum se fizer realmente o Blog sobre os conceitos espíritas com certeza vou acompanha-lo.
Bem eu também queria mais tempo a me dedicar, faz meses que não vou ao centro espírita, sempre acabo saindo com minha namorada ou fico exausto demais, e acho que não conseguiria ter a atenção precisa nas reuniões, só tenho vontade de ir, mas exausto não chega a ser possível comentarei nessa terça o porque no meu Blog.
Os livros que voce citou realmente quando estava estudando sobre espiritismo peguei alguns do que voce mencionou, "O Livros dos Espíritos", "O Evangelho segundo o Espiritismo" e o "O Céu e o Inferno", já tive a oportunidade de estudar sobre o assunto com eles, queria ter tido a oportunidade de ter lido os outros dois, mas acabo não tendo tanto tempo para me dedicar ao estudo por causa da semana puxada na faculdade...
Bem espero que seja dessa vez o definitivo sobre o tratamento, te adoro amiga beijos!

Mônica disse...

Precisamos nos falar amiga ...

Estou sempre olhando seu blog, mas confesso que tô correndo tanto no trabalho que não consigo comentar.

Vou te ligar,

Se cuida e continua postando, gosto de ler as coisas q vc escreve! ;)

Beijos

Ana Rita disse...

To na torcida, sempre.
Sei que vai dá tudo certo amiga.
Te amo!!!
:**

Felipe disse...

Não acredito no Espiritísmo não; minha opinião de que td isso é apenas uma farsa, ilusão, mas esta é a minha opinião e ela não importa. mas ja que te faz tão bem... Força Sempre!

Maraysa Carvalho disse...

Ana Rita: Brigada, amiga, eu sei que sempre pude contar com seu apoio e seus pensamentos positivos. Te amo muito, viu? =) [E já estou com saudades!]

Maraysa Carvalho disse...

Felipe: Não acreditar no Espiritismo é um direito que te cabe. Livre-arbítrio. O fato é que sempre foi assim na História da Humanidade. Quando Galileu disse que a Terra girava ao redor do Sol, a Igreja mandou executá-lo, pois aquilo não convinha. Antes de morrer, ele ainda disse: Mas que gira, ah, gira! E com o passar dos anos, os fatos ficaram tão evidentes que negar o movimento da Terra seria o maior atestado de burrice. O Espiritismo não é uma religião que pretende adquirir fieis. É a Revelação da Verdade que se mostra para quem estiver preparado para aceitá-la. E não é fácil ser um espírita, afinal, isso exige uma mudança de comportamento, hábitos, que nem todos estão num estágio evolutivo capaz de compreender.
Da mesma forma, a torrente virá, e quem não for por vontade própria, será arrastado por ela.
E não, não estou tentando converter ninguém, até porque o Espiritismo não prega isso (estou ficando repetitiva...).

Well... Os fatos estão aí, os livros estão ao alcance de todos, pois tem e-books na internet, prontos para serem baixados.

Antes de criticar, seria bom ir atrás do conhecimento.

Quem estuda essa doutrina a fundo, expande sua mente e encontrará a maioria das respostas que tanto procura.
Mas pode continuar achando que é uma farsa.
Livre-arbítrio.

(E vc tinha dito que era para eu te esquecer, por isso n falei mais contigo, Felipe. Isso também foi sua escolha.)

Mas se quiser conversar mesmo, sabes meu e-mail.