15 agosto 2010

A Cidade Caótica e o reencontro com a Rotina

Se passaram duas semanas desde que voltei a frequentar as aulas na faculdade.


Algumas pessoas já sabiam, outras se surpreenderam. Existem mil coisas que eu poderia relatar a respeito dessa experiência, mas vamos reduzir esse número.

A Primeira coisa a ser dita é: espanto.
O motivo? Trânsito!

Há pouco mais de um ano e meio, saindo de casa por volta das 17h15, eu chegava cedo na faculdade, umas 18h25, no máximo. Minha aula só inicia a partir das 19h, então me sobrava tempo para ir ao banheiro, comprar algum material na Xerox se fosse preciso, ir à biblioteca se tivesse vontade... Enfim, era muito tranquilo. 
Dia 02 de agosto de 2010 (quando houve o retorno às aulas), saí 17h, já com a pretensão de chegar bem cedo e evitar o congestionamento. Que doce ilusão!
Não só enfrentei um engarrafamento absurdo, como ainda tive que descer antes da minha parada e ir a pé até o prédio da Fa7, porque não tinha como o ônibus avançar. Cheguei uns 15 minutos atrasada na primeira aula!

Na aula seguinte, prevenida quanto a esse problema, saí ainda mais cedo (16h40). Meu prêmio foi não chegar atrasada, mas também não foi grande coisa. Chegue 18h45. 

Agora, façam as contas, é ou não é um absurdo?!
Um percurso que normalmente levaria meia hora, ou uns quarenta minutos, está levando em torno de duas horas! Sem condições! 

Fortaleza mudou muito! Eu realmente desconhecia esse novo quadro na cidade. Está o terror! =O


A Segunda coisa a ser comentada é a temática das Greves dos motoristas de ônibus. Que coisa mais chata! 
Acreditem, eu até tenho rezado para que os motoristas consigam esse aumento salarial, só para acabarem com essas paralisações.
Por conta delas, já faltei duas quintas-feiras seguidas e, portanto, ainda não tive oportunidade de assistir aula nesse dia. Tá complicado. E como ainda sofro um cuidado excessivo por parte da minha querida mãezinha, ela não descansa enquanto não me convence a ficar em casa em dias tumultuados como tem sido esses últimos. Acabo me tornando refém dessa superproteção.

A Terceira e última coisa que irei relatar é o convite que recebi logo que reencontrei velhos amigos da minha turma: comparecer na Festa de Formatura de alguns dos meus colegas de classe, no dia 13 de agosto (ontem).

Para quem não sabe, comecei minha faculdade em 2006.1, e Publicidade e Propaganda é um curso de 4 anos, ou seja, teoricamente eu teria que ter me graduado em 2009.2. Ainda que eu não tivesse adoecido e ficando ausente por 3 semestres, não iria me formar em 2009, mas só em 2010.1, porque acabei adiando algumas disciplinas e queria fazer a monografia com bastante calma. A turma de alunos que entrou junto comigo, em sua maioria, ainda não se graduou, pois também adiaram muitas cadeiras. Outros trancaram o curso, mudaram de área, teve gente até que mudou de Estado. Por diversos motivos, a galera se dispersou. Por sua vez, alguns alunos já conseguiram colar grau, e outros o farão no final deste ano. 

A referida Festa de Formatura foi consagrada tanto àqueles que colaram grau em junho deste ano quanto aos que o farão em dezembro. 
É, meio confuso mesmo. Ainda mais porque é super estranho celebrar a formatura e, na semana seguinte, continuar indo para a aula ou voltar a redigir as linhas da monografia - que só será apresentada 4 meses mais tarde.

Enfim... Aceitei o convite. Foi totalmente no impulso, e mais por consideração do que por real interesse.

O desenrolar da Festa e as minhas impressões vou comentar no post seguinte, com algumas fotos (que estou esperando meus amigos me enviarem). 

Por ora, vou terminando por aqui.

Tenham todos um ótimo domingo (se conseguirem essa proeza. Afinal, alguém explica por que os domingos são tão ruins??).

Até.

3 comentários:

motafer disse...

Tá caótico mesmo o negócio. E só aumenta, todo mundo quer ter o seu carrinho pra engarrafar ainda mais.

Ei vou te mandar as fotos, esse post de comentários promete ser bombástico pela sinceridade e respaldo que vc tem Marix!

To ansioso pra ler.

Diêgo Almeida disse...

Mara, fiquei com medo, agora!!

Elson disse...

Realmente é como já comentei no meu blog, mas realmente os motorista deviam ganhar o aumento sim, sou a favor do que eles querem, mas não sou a favor dos que já fizeram o pretendem fazer vandalismo, como já ocorreu, só pesquisar em alguns sites e conversas com algumas pessoas para ver que a situação não esta facil, e com essa situação do jeito que esta chegamos a epoca de copa e cade os onibus?
O ruim que aparentemente não estou vendo algum movimento por parte de nossos governantes em relação ao assunto, e tambem a mão fechada que tem os empresarios que dão uma desculpa esfarrapada para não dar o esse aumento, mas tambem devem sem um bando de pão duro pelo menos podiam ter onibus em condições melhores, pois sempre tem aqueles onibus que eram para estar aposentados rondando por ai...

Espero poder te visitar brevemente, qualquer coisa sabe que pode contar comigo afinal moro a poucos metros de distancia...

Beijos!