21 outubro 2011

Por uma vida mais colorida


As pessoas adoram falar mal da vida. 
As pessoas adoram falar da vida - das outras pessoas.

E a vida é apenas a vida, está aí para ser desfrutada. Se fazemos bom uso das nossas aptidões e tornamos nossos dias melhores, parabéns a nós. Em caso contrário, lamentamos não ter a vida do outro, que sempre parece ser mais fácil.

Mas eu não estou aqui para escrever um monte de clichês. Meu intento é tornar um pouco mais colorida a vida de quem, por algum motivo, passou aqui para me visitar.

Você sabe o que fazer quando está vendo tudo em tons de cinza? Dificilmente algum encarnado consegue escapar desses dias, então não se desespere pensando que o problema é apenas com você. Até mesmo aquele conhecido que parece estar sempre alegre, distribuindo sorrisos por onde passa e arrancando gargalhadas com suas proezas tem seus dias de degradê infeliz. Talvez ele não demonstre, ou talvez supere a tristeza com mais facilidade. 

É curioso como algumas pessoas têm pavor de ficar um pouco down, como se isso fosse lhes tirar o brilho. Cada um tem sua forma de enxergar a vida, mas eu duvido que um dia de cortinas fechadas e luzes apagadas seja completamente ruim. Cabe a nós não permitir que esses dias se perpetuem indefinidamente, sem dúvidas. Em alguns casos, se faz necessário pedir ajuda para sair das crises quando não estamos dando conta de fazê-lo sozinhos. Porém, é bastante válido se jogar na cama e ficar vendo filmes o dia inteiro, esquecendo que temos responsabilidades e um monte de coisas pendentes. A cobrança excessiva nos deixa exaustos e, a longo prazo, vai sugando nossa energia de viver. Quando isso acontece é muito grave, então não podemos permitir que a situação chegue a esse nível.

A melhor coisa é seguir o ensinamento "Conhece-te a ti mesmo", só assim saberemos até onde somos capazes de aguentar. Dia desses eu me permiti faltar à aula de sábado e fiquei o final de semana inteiro vendo Grey's Anatomy e filmes. Me distanciei dos livros e cadernos, fingi que nada daquilo me pertencia e me dei férias urgentes. Eu sabia que precisava descansar e o meu maior divertimento é conhecer novas estórias, então não fiquei com peso na consciência - fiz tudo com meu próprio consentimento.

Permita-se esquecer dos problemas por um instante! 
Lembre-se: o que não pode ser resolvido hoje, não será resolvido hoje. 
Se você ficar com a cara enrugada, tentando solucionar algo que não é possível, vai acabar perdendo um tempo precioso, que poderia ser empregado em uma tarefa mais útil. ;-)

E para te causar um estado de ânimo mais empolgado, se é disso que você precisa, não há nada melhor do que Música!

Vamos fazer uma lista de músicas que nos animam? Vou selecionar com calma as melhores, e quem passar por aqui e sentir vontade, faça isso também, vou adorar saber as preferências dos meus leitores! 

Por hoje é só. Até a próxima! =)

13 comentários:

Elson disse...

Bem interessante o assunto que você abordou nesse post, concordo com ele, pois passei por esse drama inúmeras vezes, e tanto que mesmo com problemas, jamais me dei um dia sequer de folga, mesmo quando não estava com cabeça para nada fazia coisas como se nada acontece-se, porem com o tempo vi que tinha pensar mais em mim, que as vezes é bom dar uma fugida fazer outras coisas, deixar de fazer algo um dia só não mata né?
As vezes é bom sair, se divertir, esquecer a rotina chata, só o momento como sair para ver um filme, do nada. Mudar um pouco faz milagres...
Bem minha linda espero que esteja tudo bem com você beijos!

Rosa disse...

Mara,

No que diz respeito às músicas, "Amor pra recomeçar", Frejat, é uma das minhas favoritas para dias ruins, sobretudo pela passagem: "E, quando estiver bem cansado, ainda exista amor pra recomeçar". Recomeçar a cada dia!

Luiz disse...

Oi Maraysa!

Eu acredito que esses momentos aparecem quando a gente precisa pensar mais em nós mesmos e ver o que está faltando pra levar uma vida melhor. Eles sempre vão existir, somos imperfeitos. A dor é a melhor forma de nos fazer crescer, pois ainda não aprendemos fazer isso pelo amor. Temos que ver isso como um amor incondicional de Deus, porque oportunidades de a gente enxergar os erros e seguir em frente nunca vão faltar. Tudo o que temos, somos nós que colecionamos, sejam coisas boas ou ruins. E pensar que Deus tem muitos planos ainda pra gente é maravilhoso, não é? Quando leio algum livro falando sobre seres luminosos, angelicais, que moram em lugares impossíveis de se imaginar no nosso grau de evolução, me cai uma lágrima, pensando no dia em que chegaremos a esse nível. Quantas coisas iremos passar ainda, quantos planos nosso Pai ainda tem pra nós, a contribuição que ainda vamos ter por esse planeta. As leis divinas são perfeitas (pobreza da nossa linguagem né, perfeita ainda não é a palavra) e cabe a nós ter esperança, fé e praticar a caridade sem esperar receber de volta. Um dia chegaremos lá. Como vc descreve ali no seu perfil, "...que um dia há de ser apenas luz". Que assim seja ;D
Beijo grande! Fica com Deus.
Obs: não sei se fugi um pouco do assunto, fui escrevendo, escrevendo rs.

Opa, esqueci das músicas. Gosto de muita coisa, sou realmente eclético, e uma que recordei agora é do Planta e Raiz - Hoje o Dia Amanheceu. O link da letra tá aqui se quiser conferir. Dá pra ouvir a música também, recomendo.

http://www.vagalume.com.br/planta-raiz/hoje-o-dia-amanheceu.html

Bruno disse...

Mariquita!!

Lindo! :))

Até hoje nunca vi Totoro (do desenho que você postou). Eu devia aproveitar meus dias aqui e assistir qualquer dia. Quem sabe esse fim de semana, né?

Adoro passar aqui e ser contagiado pela sua alegria e sabedoria. Você é única!

Beijo!

Michele W. disse...

É Mara, às vezes é nesses momentos em que estamos bem down, pedindo apoio à Deus, que Ele nos dá as melhores vitórias. No meu caso a vitória é sempre encontrar alguém que amo incondicionalmente!

E sobre as músicas, Flaming Lips (várias músicas deles!) sempre me anima, os caras são muito alegres e passam uma coisa muito boa.

Em especial a música Do You Realize? Dá uma conferida. Vale a pena! Beijão, amo você demais!

Thiago da Cruz disse...

Green Day tem várias músicas alegres e King For A Day é uma delas! - http://www.youtube.com/watch?v=ViWiOs9XySg

The Killers tb é alegre quando quer. - Joy ride - http://www.youtube.com/watch?v=v3s8Aympo-4

Thiago N. Raulino disse...

É incrível como esses dias acontecem aparentemente sem motivo algum (bem, pelo menos comigo é assim), mas mão considero algo ruim não! Na verdade, acho que esses momentos de “tristeza pessoal” são essenciais para nossa saúde interior! É que ela é uma tristeza de nós mesmos, é uma tristeza que diz para lembrarmos-nos de nós mesmos e que não somos só uma “uma maquina de produção”, mas, antes de tudo, seres dotados de sentimentos!
Bem, em relação a musica, eu tenho que admitir que não sou um adepto do uso da mesma para me animar nesses dias e é por isso não tenho uma especifica, mas “Viva la vida”, de Coldplay, está entre as que me alegram!!!

Um grande abraço, até logo e que você continue sendo nosso pequeno brilho da Manhã!!!

Michele W. disse...

Tocou no rádio e tive que vir aqui dizer que essa é a música mais feliz que eu conheço:

Shiny Happy People do R.E.M

Só de cantar já fiquei feliz... ;D

WIRLA disse...

É engraçado o que você disse, quando estou de baixo astral dou uma lidinha no seu blog e vou
escutar uma música, amo filmes, mas a Ana não deixa, quer atenção o tempo todo! tenho escutado muito ALLEGRIA tema do cirque du soleil, me deixa feliz!

M. S... disse...

Nossa, eu fiz isso hoje. Dei-me as férias urgentes para recomeçar com novo ar.

Você escreve muito bem, minha querida.

Oh, minha lista:

Hey Jude (the beatles)
Yellow (Coldplay)
Heavy Cross (The gossip)
I'm an animal (Neko Case)
Perdidos no espaço (Legião Urbana)
Hound dog (Elvis)
Be yourself (Audioslave)
I found a reason (Cat power)
Take me to the riot (Stars)
I feel it all (Feist)
For reasons unknown (The killers)
High (The cure)

mas tem um monte que não lembro agora.

Mônica Santos disse...

Yellow (Coldplay)



Mta saudadeeeeee!!!!!

Bia Carvalho disse...

Lindo texto!
Uma música que sempre me anima é Rolling in the deep da Adele! Ela é tão pra cima apesar da letra de dor de cotovelo...

Adorei o blog!
To seguindo! Quando puder me faz uma visitinha?
www.amormisterioesangue.com

Bjs

Anônimo disse...

Aquele beijo que tanto esperei
Sua pele alva que tocar tanto sonhei
Sua voz e trejeitos que nunca esquecerei
Seu sorriso que sempre apreciei
De uma boca que muito desejei
.
.
.
De te amar nunca deixei.....