11 maio 2015

Como alcançar a disciplina


Quem me acompanha a mais tempo, deve recordar minhas várias postagens sobre disciplina, procrastinação e afins. Essa palavrinha "DISCIPLINA" sempre foi um objetivo a ser alcançado, em muitos momentos até consegui vislumbrar o que é ter uma vida disciplinada, mas a verdade é que ainda hoje me mantenho em busca de tê-la como um hábito definitivo, natural. 

Busco ser mais organizada e planejar meus horários constantemente, e perdi a conta de quantas vezes me iludi, acreditando que tinha finalmente alcançado essa dádiva. Minha força de vontade ainda não foi suficientemente forte para me manter centrada em meus objetivos por um longo período de tempo. Sempre caio, sempre me perco. Mas depois levanto e continuo tentando. 

Ontem eu tive a magnífica oportunidade de ouvir um áudio com ensinamentos do Divaldo Franco e senti que precisava divulgar esse áudio para que mais pessoas também pudessem desfrutar de seus valiosos ensinamentos. É claro que não cheguei até àquele vídeo por acaso, eu estava em busca de fórmulas que visassem fornecer atalhos à minha empreitada - ser mais disciplinada. Vi alguns, até anotei mentalmente algumas dicas interessantes (falo mais abaixo), mas essa pequena palestra do Divaldo me tocou profundamente, porque só ouvi verdades e o momento em que ele fala sobre horários para dormir e acordar foi como um balde de água fria - que eu bem que precisava. 

Abaixo vocês podem ouvir e entender o que estou dizendo:


"Condicionar-se, criar o hábito e realizar."

Para me ajudar a conquistar esse hábito, encontrei num outro vídeo uma dica super boa e compartilho aqui com vocês. Eu já até tinha mesmo ouvido falar sobre isso, só que tinha esquecido. A dica é: repetir um novo comportamento por 21 dias seguidos, custe o que custar. Dessa forma, após 21 dias, estamos consolidando um novo hábito. São três semanas em que teremos que fazer algo porque somos "obrigados", mas é uma obrigação que nos fará bem, trará bons frutos. Por mais que seja trabalhoso, por mais que queiramos procrastinar, o ideal é lutar contra isso, pois fazendo sempre as mesmas coisas, só teremos os mesmos resultados. E queremos algo novo, não é verdade? Então, vamos à luta - ou morreremos tentando. Nada de conformismo. Está lançado o desafio! Qual hábito você quer conquistar? 


4 comentários:

Andrea A disse...

Aproveitando o assunto, a quem interessar, um teste para identificar seu tipo de procrastinador:

http://www.playbuzz.com/sidartal10/que-tipo-de-procrastinador-voc

É baseado no livro de uma psicóloga chamada Linda Sapadin (“It’s About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them”, Penguin Books, 1997).

Maraysa Carvalho disse...

Oi Andrea!
Adorei esse teste, meu resultado foi: perfeccionista.
Obrigada por seu comentário e por indicar o link. E volte sempre! =)

Cherry disse...

Seu blog tem sido de uma enorme ajuda na minha vida

Maraysa Carvalho disse...

Oi, Cherry! Por algum motivo não recebi em meu e-mail o aviso do seu comentário, por isso demorei a responder.
Fico feliz que meu blog esteja sendo útil, de coração. =D